O MMA virou mania nacional. Isso é o que inúmeras pessoas andam falando nos últimos tempos. E não é por acaso, pois os fatos bem comprovam: são eventos na TV aberta, lutadores em programas de grande audiência nacional, especiais sobre a vida de atletas, documentários, reality show, enfim.
E como há muitos iniciantes por aí e acolá engatinhando no mundo das artes marciais, aí vai uma pequena lista de expressões básicas para quem que ficar um pouco mais por dentro de tudo o que acontece round a round.
Americana: chave de braço
Single-leg: derrubar o adversário agarrando uma de suas pernas
Double-leg: derrubar o adversário agarrando suas duas pernas
Finalização: o lutador fica imobilizado pelo adversário e dá o aviso de que está desistindo da luta (o juiz também pode finalizar a luta ao perceber que o lutador não terá condições de livrar-se do golpe) a decisão por finalizar uma luta é subjetiva e pertence ao lutador ou ao juiz - normalmente os juízes são ex-lutadores, conhecem os golpes e sabem exatamente a hora de encerrar uma luta - eles sabem que se não finalizarem naquele momento, o lutador pode querer sair do golpe e acabar se machucando seriamente -novamente a intenção é preservar a integridade física do atleta
Striker: lutador que aplica bons golpes quando a luta está em pé
Grappler: lutador que vai muito bem em luta no chão
Ground and pound: colocar o adversário para baixo e desferir socos de dentro da guarda do oponente
Leg-lock: chave de joelho
Lutador cego de chão: lutador que não sabe agir quando a luta está no contato de solo
Knockdown: derrubar o adversário com um golpe, quase nocauteando
Raspagem: inverter a posição com a luta no chão, saindo de baixo e passando a lutar por cima do adversário
Takedown: derrubar o adversário
0 comentários:
Postar um comentário